Emergência Obstétrica

A Emergência Obstétrica oferece atendimento em regime de plantão 24h para acolher qualquer necessidade médica da futura mãe, ou do bebê ainda no útero.

A estrutura do espaço e a equipe disponível tornam o serviço de emergência obstétrica capacitado ao atendimento também de gestações de risco.

A equipe é composta por médicos obstetras; anestesista; neonatologista; enfermeira obstetra e enfermagem especializada (24h/7 dias por semana).

O atendimento é realizado integralmente em uma única área, incluindo exames de laboratório, ultrassons e monitoramento da vitalidade do bebê.

Tudo planejado para garantir o conforto da paciente e a agilidade necessária em cada caso.

Diferenciais

  • Fluxo segregado e direto para o acolhimento do médico obstetra 24hs por dia.]
  • Ultrassonografia obstétrica, transvaginal e dopplerfluxometria colorida 24hs/dia.
  • Acolhimento à gestante de alto risco e à parturiente 24hs/dia para partos normais e cesáreos.
  • Cardiotocografia 24hs/dia.

Centro Obstétrico

O Centro Obstétrico é composto por uma sala cirúrgica, uma sala de reanimação neonatal (para situações especiais), sala de recuperação pós-anestésica e posto de enfermagem.

Todos os ambientes são equipados com tecnologia de ponta e estruturados para a realização de partos normais, cesarianas eletivas, cesáreas de emergência e outras cirurgias necessárias para a puérpera.

A estrutura ainda dispõe de um leito de Unidade de Terapia Intensiva Adulto, totalmente equipado para suporte a eventuais necessidades durante o processo de parto/cesariana.

Unidade de internação

A Maternidade Santa Luiza disponibiliza três tipos de acomodações para seus pacientes, todas com capacidade para o alojamento conjunto da mãe e do bebê.:

  • Suítes
  • Apartamentos
  • Enfermarias. 

A área possui projeto arquitetônico moderno, quartos amplos, salas de estar para visitas, lounges e sacadas.

Unidade Neonatal

A Unidade Neonatal da Maternidade Santa Luiza possui nove leitos intensivos neonatais e uma equipe multiprofissional especializada no atendimento de recém-nascidos de alto risco, prematuros, gemelares ou que necessitam de cuidados especiais.

A UTI possui os equipamentos necessários para assistência ao recém-nascidos como incubadoras, berços aquecidos, ventiladores pulmonares, monitores, hipotermia terapêutica de corpo inteiro, monitorização eletroencefalográfica, ultrassom e ecocardiograma beira leito.

Diagnóstico por imagens

O parque tecnológico do Centro de Diagnósticos da Maternidade Santa Luiza é composto por um equipamento de Raios X Digital e por dois equipamentos de Ultrassom, sendo um deles na modalidade híbrido para atendimento dos recém nascidos e puérperas hospitalizados na Instituição e o segundo dedicado à sala de emergências.

Laboratório

O parque tecnológico do Laboratório da Maternidade Santa Luiza é composto por equipamentos totalmente automatizados destinados às análises de exames nos seguimentos de Bioquímica, Endocrinologia, Hematologia, Imunologia, Micologia, Microbiologia, Parasitologia, Uroanálise, Biologia Molecular e Gasometria.

Além disso, conta com suporte de apoio para realização de exames complementares de alta complexidade de genética.