Centro de Vacinas

A Maternidade Santa Luíza possui um moderno serviço de vacinação, inclusive vacinas combinadas, com qualidade segurança e comodidade para sua família.

Aplicadas em uma única dose, portanto em uma única picada, protegem a criança de várias doenças, reduzindo os efeitos adversos, como febre e mal-estar.

São vacinas encontradas somente na rede particular, não disponíveis na rede pública de saúde.

Nossa sala de vacinas dispõe de alta tecnologia em rede de frio, o que permite a conservação das vacinas com total segurança.

Consulte o pediatra do seu bebê e conte com nosso serviço.

 A vacinação é um dos principais métodos para a prevenção de doenças infecciosas. As vacinas estimulam o sistema imunológico a produzir anticorpos contra vírus e bactérias, protegendo o indivíduo de determinadas doenças.

Para que isto aconteça de forma adequada, as vacinas devem ser aplicadas em determinadas idades, de acordo com o calendário de vacinação.

O Hospital e Maternidade Santa Luíza possui um moderno serviço de vacinação, inclusive vacinas combinadas, com qualidade segurança e comodidade para sua família.

Aplicadas em uma única dose, isto quer dizer, uma única picada, protegem a criança de várias doenças, reduzindo os efeitos adversos, como febre e mal-estar.

São vacinas encontradas somente na rede particular, não disponíveis na rede pública de saúde.

Nossa sala de vacinas dispõe de alta tecnologia em rede de frio, o que permite a conservação das vacinas com total segurança:

  • Câmara de conservação de vacinas Fanem, com registro no Ministério da Saúde (ANVISA) MOD. 347CV;
  • – Temperatura de operação fixa em 4ºC memorizada;
  • – Aviso de falta de energia com sinal de alarme;
  • – Gerador próprio, em casos de falta de energia garante a manutenção da temperatura interna e a conservação das vacinas.
  • Os profissionais que atuam na Sala de Vacinas são altamente qualificados, sendo um médico infectologista e um enfermeiro, responsáveis técnicos pelo serviço.
  • Visando maior conforto de nossos clientes, o horário de atendimento é amplo, sendo de segunda a sexta feira das 07h às 12h e 13:30h às 17h.

Vacinas disponíveis

  • Difteria, Tétano e Coqueluche
  • Difteria, Tétano e Coqueluche adulto
  • Difteria, Tétano, Coqueluche e Haemophilus influenzae tipo B
  • Difteria, Tétano, Coqueluche, Haemophilus influenzae tipo B, Poliomielite e Hepatite B
  • Sarampo, Caxumba e Rubéola
  • Sarampo, Caxumba, Rubéola e Catapora
  • Catapora
  • Hepatite A
  • Hepatite A e Hepatite B
  • Hepatite B
  • Meningite, pneumonia, otite média aguda, sinusite e bacteremia
  • Pneumonias
  • Meningite Meningocócica tipo C
  • Gastroenterite por Rotavírus (grupos G1, G2, G3, G4, P1A [8])
  • Tétano
  • Gripe sazonal + Gripe A
  • Câncer de colo de útero

Células-tronco

No cordão umbilical se encontra um grande número de células-tronco hematopoiéticas, fundamentais no transplante de medula óssea. É importante armazená-las porque, se houver necessidade de transplante, essas células de cordão ficam imediatamente disponíveis e não há necessidade de localizar o doador compatível e submetê-lo à retirada da medula óssea.


Também conhecidas como células-mãe, as células-tronco são células que possuem a melhor capacidade de se dividir dando origem a células semelhantes às progenitoras.

As células-tronco embriões têm ainda a capacidade de se transformar, num processo também conhecido por diferenciação celular, em outros tecidos do corpo, como ossos, nervos, músculos e sangue. Devido a essa característica, as células-tronco são importantes, principalmente na aplicação terapêutica, sendo potencialmente úteis em terapias de combate a doenças cardiovasculares, neurodegenerativas, diabetes tipo-1, acidentes vasculares cerebrais, doenças hematológicas, traumas na medula espinhal e nefropatias.

O principal objetivo das pesquisas com células-tronco é usá-las para recuperar tecidos danificados por essas doenças e traumas. São encontradas em células embrionárias e em vários locais do corpo, como no cordão umbilical no momento do nascimento, na medula óssea, no sangue, no fígado, na placenta e no líquido amniótico.

Por que armazenar o sangue do cordão umbilical do bebê.

No cordão umbilical se encontra um grande número de células-tronco hematopoiéticas, fundamentais no transplante de medula óssea. Se houver necessidade do transplante, essas células de cordão ficam imediatamente disponíveis e não há necessidade de localizar o doador compatível e submetê-lo à retirada da medula óssea.

Tratamento com células-tronco.

Algumas doenças que seriam beneficiadas com a utilização das células-tronco embrionárias são:

Câncer– para reconstrução dos tecidos;

Doenças do coração– para reposição do tecido isquêmico com células cardíacas saudáveis e para o crescimento de novos vasos;

Osteoporose – por repopular o osso com células novas e fortes;

Doença de Parkinson – para reposição das células cerebrais produtoras de dopamina;

Diabetes – para infundir o pâncreas com novas células produtoras de insulina;

Cegueira – para repor as células da retina;

Danos na medula espinhal – para reposição das células neurais da medula espinal;

Doenças renais – para repor as células, tecidos ou mesmo o rim inteiro;

Doenças hepáticas – para repor as células hepáticas ou o fígado todo;

Esclerose lateral amiotrófica – para a geração de novo tecido neural ao longo da medula espinal e corpo;

Doença de Alzheimer – células-tronco poderiam tornar-se parte da cura pela reposição e cura das células cerebrais;

Distrofia muscular – para reposição de tecido muscular e possivelmente, carreando genes que promovam a cura;

Osteoartrite – para ajudar o organismo a desenvolver nova cartilagem;

Doença auto-imune – para repopular as células do sangue e do sistema imune;

Doença pulmonar – para o crescimento de um novo tecido pulmonar.

 

Coleta e Armazenamento.

A coleta das células-troncos pelo sangue do cordão umbilical é feita no momento do nascimento do bebê e é o momento onde se consegue coletar um grande número de células. Trata-se de um processo pouco doloroso e invasivo, pois não há contato nem com a criança e nem com a mãe.

A coleta das células-troncos é feita logo após o nascimento, ainda na sala do parto, a partir do momento em que o médico corta o cordão umbilical, todo o sangue é coletado e a partir disso o material é levado para o laboratório e congelado com nitrogênio líquido.

No Brasil há cerca de dez bancos de armazenamento de células-tronco de cordão umbilical, mas estes são privados, já públicos há somente dois, um no Rio de Janeiro e outro em São Paulo. No caso dos bancos privados paga-se uma taxa para que seja feita a coleta, o processamento e também o congelamento e há também a mensalidade para a manutenção, já que as células-tronco ficam disponíveis somente para o doador. Já no caso dos bancos públicos é disponibilizado para qualquer paciente que precise de transplante de medula óssea e não tem doador na família.

O Hospital e Maternidade Santa Luiza conta com a parceria de 5 empresas para coleta e armazenamentos das células, são elas:

CCB / CORDVIDA / CRIOGÊNESIS /CRYOPRAXIS / HEMOCORD

Para maior esclarecimento converse com seu ginecologista.

Pré-natal

É imperioso realizar acompanhamento pré-natal para prevenir e detectar problemas com a mãe ou o bebê.

 O diagnóstico de doenças como hipertensão arterial, diabetes, sistema cardiocirculatório e anemias, por exemplo, permite tratamento que será importante não apenas na gestação, mas por toda a vida.

 Alguns problemas com o bebê, detectáveis no pré-natal, permitem até tratamento intrauterino, possibilitando vida normal ao recém-nascido.

Centro de Diagnósticos por Imagens

O Centro de Diagnósticos da Maternidade Santa Luiza trabalha para manutenção da saúde da gestante e de seu bebê.

Possuímos uma equipe especializada para acompanhar a sua gestação e o desenvolvimento do seu bebê oferecendo o que há de melhor e mais seguro.

Contamos com duas salas de Ultrassom que disponibilizam atendimento para realização de exames eletivos visando a saúde da mulher seja ela gestante ou não e também de crianças.

O exame de Ultrassom utiliza um equipamento que usa ondas de alta frequência (não possui radiação ionizante), para isso, são utilizados transdutores para realização dos exames e geração de imagens.

Neste ambiente disponibilizamos os seguintes exames:

Exames da Gestação:

Ultrassonografia Transvaginal de 1º Trimestre

Exame realizado no início da gestação (entre a 5ᵃ e a 11ᵃ semana). Permite a visualização do saco gestacional, a determinação do tempo de gestação e a avaliação da vitalidade do bebê em seu estágio inicial.

Ultrassonografia Obstétrica

Avalia o crescimento e o bem-estar do bebê dentro do útero. Também permite a visualização do bebê e a avaliação da placenta e líquido amniótico. Este exame pode ser realizado em qualquer fase da gestação, de acordo com a indicação médica.

Ultrassonografia Obstétrica com Amniocentese

Procedimento guiado pela ultrassonografia para obtenção de uma amostra do líquido amniótico para posterior envio do material ao laboratório para análise, comumente é realizado a análise de cariótipo (análise cromossômica).

Ultrassonografia Morfológica do 1º Trimestre ou Translucência Nucal

Este exame é realizado entre 11 semanas e 3 dias e 13 semanas e 6 dias. O exame pode ser realizado por via abdominal ou via transvaginal.

Neste exame é realizada a medida da translucência nucal. A translucência nucal será utilizada como principal indicador para dizer se o bebê tem um risco alto ou baixo para ter alguma síndrome genética.

Ultrassonografia Morfológica do 2º Trimestre

O exame morfológico de segundo trimestre deve ser realizado prioritariamente entre 20 e 24 semanas de gestação pois esta é a melhor época para visualizar com o ultrassom as alterações anatômicas. Trata-se de um exame de rotina em todas as gestações, no qual é feita uma avaliação detalhada sobre a anatomia fetal. Poderá ser solicitado juntamente ao morfológico os exames de Ultrassom Transvaginal para avaliar o colo uterino e também o Doppler, que avalia as artérias uterinas.

Ultrassonografia Obstétrica com Doppler

É um importante exame que avalia os vasos sanguíneos e a velocidade do fluxo de sangue do cordão umbilical e da placenta. Costuma ser realizado entre 32 a 36 semanas ajudando a melhor programação para o parto. Auxilia também no controle de algumas alterações como: crescimento abaixo do esperado; diabetes materno; alteração de líquido amniótico; etc.

Ecodopplercardiograma Fetal

Este exame detalha o coração fetal e vasos que se comunicam com o coração. É recomendado para pacientes que possuem malformações cardíaca, problemas de saúde que aumentam a chance de o feto ter um problema cardíaco ou alguma alteração nos exames do tipo morfológico.

Exames de Rotina e Geral para Mulher:

Ultrassonografia de Abdome Superior

A ultrassonografia abdome superior é indicada para avaliar o fígado, a vesícula biliar, as vias biliares, o baço, a aorta e o pâncreas de forma parcial.

Ultrassonografia de Abdome Total

O ultrassom de abdome total tem como finalidade avaliar, diagnosticar e fazer seguimento de possíveis alterações das seguintes estruturas: fígado, vesícula biliar, baço, pâncreas, rins, bexiga, aorta, veia cava inferior e adrenais. O exame pode diagnosticar vários tipos de doenças, sendo as mais comuns, tumores e cistos no fígado, pâncreas, baço, rins e adrenais, cálculos na vesícula e nos rins, esteatose hepática (infiltração de gordura no fígado) e placas de ateromatose na aorta.

Ultrassonografia de Aparelho Urinário

O exame é realizado para avaliar o estado das estruturas urinárias (rim, ureter e bexiga) e se existe alguma alteração ou lesão na região. É realizado para diagnosticar alterações na parede da bexiga, analisar se há pedras, massas ou cistos nos rins e identificar a presença de pedras no trato urinário.

Ultrassonografia Transvaginal e Transvaginal 3D

Este exame tem como intuito a avaliação dos órgãos pélvicos feminino (útero, ovários, anexos e vagina). Auxilia no diagnóstico de cistos, miomas, endometriose, avalia o posicionamento de DIU, etc. Utilizando um dos mais modernos equipamentos de Ultrassom, o 3D no exame de  Transvaginal auxilia, principalmente, na avaliação de mal formações uterinas.

Ultrassonografia Abdome Inferior

Este exame tem como intuito a avaliação dos órgãos pélvicos feminino (bexiga, útero, ovários, anexos). A diferença para realização deste exame para o Ultrassom Transvaginal é que a realização é via abdominal, podendo ser realizado em crianças e adolescentes.

Ultrassonografia de Mamas

Este exame possibilita avaliar nódulos, cistos, secreções nos mamilos, espessamento do tecido  mamário, entre outras alterações.

Ultrassonografia de Axilas

Este exame normalmente é solicitado juntamente ao Ultrassom de Mamas, possibilita avaliar nódulos, cistos , lipomas, avaliar as características de linfonodos, entre outras alterações.

Exames de Rotina e Geral para Público Infantil:

Ultrassonográfico da Coluna Infantil

Trata-se de um exame utilizado para o rastreamento e para a primeira avaliação de malformações da coluna lombossacra em recém-nascidos e lactantes.

Ultrassonografia Transfontanelar

É um exame que permite diagnosticar e acompanhar lesões cerebrais do recém-nascido, bem como contribuir para prever a ocorrência de alterações do desenvolvimento neurológico associadas a essas lesões.

Ultrassonografia de Quadril

Na radiologia pediátrica este exame é indicado para avaliar o grau e a gravidade da displasia no quadril (luxação que dá a impressão do quadril estar “solto”).

Doppler de Hemangioma

O hemangioma é um crescimento anormal de vasos sanguíneos que podem ser planos ou formar nódulos, o exame avalia as estruturas anatômicas e avalia o fluxo sanguíneo deste.

Ultrassonografia Abdome Inferior Feminino

Este exame tem como intuito a avaliação dos órgãos pélvicos feminino (bexiga, útero, ovários, anexos). Exame realizado via abdominal.

Ultrassonografia Abdome Inferior Masculino

Este exame tem como intuito a avaliação dos órgãos pélvicos masculino (Bexiga, Próstata, Vesícula).

Ultrassonografia de Abdome Superior

A ultrassonografia abdome superior é indicada para avaliar o fígado, a vesícula biliar, as vias biliares, o baço, a aorta e o pâncreas de forma parcial.

Ultrassonografia de Abdome Total

O ultrassom de abdome total tem como finalidade avaliar, diagnosticar e fazer seguimento de possíveis alterações das seguintes estruturas: fígado, vesícula biliar, baço, pâncreas, rins, bexiga, aorta, veia cava inferior e adrenais. O exame pode diagnosticar vários tipos de doenças, sendo as mais comuns, tumores e cistos no fígado, pâncreas, baço, rins e adrenais, cálculos na vesícula e nos rins, esteatose hepática (infiltração de gordura no fígado) e placas de ateromatose na aorta.

Ultrassonografia de Aparelho Urinário

O exame é realizado para avaliar o estado das estruturas urinárias (rim, ureter e bexiga) e se existe alguma alteração ou lesão na região. É realizado para diagnosticar alterações na parede da bexiga, analisar se há pedras, massas ou cistos nos rins e identificar a presença de pedras no trato urinário.

Ultrassonografia Articular

O exame possibilita avaliar determinada área como tornozelo, joelho, cotovelo, entre outros. É especialmente útil no diagnóstico inicial das lesões degenerativas, no estudo da cartilagem articular, na detecção precisa de líquido nos espaços articulares, na investigação e seguimento de doenças articulares inflamatórias, sendo de grande uso ainda na análise e diagnóstico dos cistos sinoviais, os quais podem ser observados em qualquer articulação.

Ultrassonografia da Tireoide

A ultrassonografia de tireoide pediátrica está indicada para todos os pacientes quando objetivamos avaliar a glândula tireoide, sua função e possíveis alterações. Este exame está indicado nos casos de hipotireoidismo congênito (teste do pezinho positivo para baixa produção hormonal), avaliação dos recém-nascidos de mães com hipotireoidismo não tratadas na gestação e avaliação estrutural da glândula tireoide e das estruturas adjacentes.

Ultrassonografia de Estruturas Superficiais

De modo geral, um exame de Ultrassonografia de Estruturas Superficiais é indicado para estudar lesões, modulações, massas, trauma, e malformações que afetam estruturas superficiais. Há algumas regiões especificadas como cervical, parede abdominal, região inguinal, entre outras. É indicado para diagnóstico de condições inflamatórias, tumores, lipomas (nódulos de gordura), cistos ou apenas o acompanhamento de condições benignas.

Ultrassonografia do Escroto

A ultrassonografia da bolsa escrotal em crianças consiste em um procedimento não invasivo, utilizado para avaliação, seguimento, diagnóstico e caracterização das alterações da bolsa escrotal e dos testículos. Normalmente indicado para dores no local, aumento da bolsa escrotal, processos inflamatórios, entre outros.

Laboratório clínico

O Laboratório da Maternidade Santa Luiza, engloba diversas áreas que se completam para propiciar resultados assistenciais ainda mais precisos: diagnóstico de alterações metabólicas, imunologia e doenças infecciosas, acompanhamento de doenças hematológicas, diagnóstico laboratorial de doenças autoimunes e alergias.

Setor de Bioquímica

Abrange a realização de exames laboratoriais de rotina e especializados para avaliação das alterações metabólicas, a partir da avaliação de biomarcadores da função muscular, óssea (mineral), hepática, renal, oncótica e hidroeletrolítica; e determinação de biomarcadores de resposta a agressões diversas, utilizadas tanto para o diagnóstico quanto para a monitorização terapêutica.

Adicionalmente, executa testes para diagnóstico e monitoramento das dislipidemias, síndrome metabólica e diabetes. As principais dosagens são glicose, colesterol total e frações, triglicérides, ácido úrico, uréia, creatinina, proteínas, enzimas, eletrólitos, exames função hepática e de função cardíaca, entre outros.

Neste contexto de avaliação metabólica, disponibilizamos o exame de Gasometria: diante de desequilíbrios respiratórios, metabólicos, entre outros, em pacientes críticos hospitalizados.

A Gasometria é uma aliada importante na realização de exames e no auxílio médico, para a proposição de diagnóstico rápido e seguro, possibilitando a tomada de decisão no tempo adequado e, em muitos casos, salvando vidas.

Setor laboratorial no auxílio dagnóstico de alergias e patologias auto imunes

Tem por finalidade realizar exames laboratoriais no auxílio diagnóstico de doenças de base imunológica (autoimunes, alergias e imunodeficiências), sendo realizadas determinações laboratoriais de hormônios, biomarcadores de fase aguda da inflamação e marcadores tumorais.

 Setor de Hematologia

Tem por finalidade realizar o auxílio ao diagnóstico e acompanhamento de doenças hematológicas, incluindo anemias, leucemias, leucocitoses e distúrbios da coagulação. Também executa exames pré-operatórios de hematologia, tipagem sanguíneas (sistema ABO e fator Rh). 

Setor laboratorial no auxílio diagnóstico de patologias infecciosas e parasitárias

Tem por finalidade realizar identificação de microorganismos patogênicos, auxiliando a clínica médica no uso racional de antimicrobianos.

O laboratório realiza cultivos de agentes bacterianos infecciosos para isolamento e caracterização, além de testes de suscetibilidade antimicrobiana.

O setor de parasitologia realiza o diagnóstico das principais parasitoses intestinais e sanguíneas de importância para a saúde pública, contribuindo para o tratamento específico do indivíduo, além de identificação de artrópodes vetores de doenças, como barbeiros e mosquitos.

Setor de imunologia e auxílio diagnóstico de doenças infecciosas (SIDI)

Tem por finalidade realizar exames laboratoriais para o imunodiagnóstico de doenças infecciosas em gestantes, pacientes comprometidos imunologicamente, politransfundidos, transplantados e aqueles em risco de contaminação por agentes infecciosos. Realizamos o diagnóstico de infecções virais, diversas como a infecção pelo HIV, hepatites virais, salmoneloses, sífilis, toxoplasmose, entre outras.

Centro cirúrgico

O serviço de cirurgia é estratégico para a Maternidade Santa Luiza.

Atualmente passamos por uma ampla atualização tecnológica em nossas duas salas de cirurgia e na central de esterilização.

Oferecemos atendimentos de urgência e emergência 24 horas/7 dias por semana, nas especialidades de Cirurgia Plástica, Cirurgia Pediátrica, Mastologia, e Otorrinolaringologia.

Nosso serviço é comprometido com a segurança uma vez que possuímos em nosso corpo clínico médicos experientes e altamente especializados, bem como uma equipe multiprofissional, capacitada nos conceitos de cultura da segurança do paciente e gerenciamento de riscos.

Centro de parto normal

A Maternidade Santa Luiza compartilha dos objetivos da iniciativa do Parto Adequado, que visa promover o parto normal, qualificando os serviços de assistência no pré-parto, parto e pós-parto, favorecendo a redução de cesáreas desnecessárias e de possíveis eventos adversos.

Benefícios para a mãe:

  • Menor risco de infecção;
  • Menor tempo de internamento (normalmente 48 horas);
  • Tempo de recuperação menor;
  • Os riscos com complicações anestésicas são menores;
  • O útero volta ao tamanho natural mais rapidamente;
  • Aumenta os hormônios responsáveis pelo bem estar;
  • Os laços afetivos ocorrem de maneira mais intensa e rápida.

Benefícios para o bebê:

  • Mais tranquilidade;
  • Maior receptividade ao toque;
  • Maior facilidade para respirar;
  • Mais atividade ao nascer
  • Maior aptidão ao início do aleitamento materno.

Centro obstétrico

O Centro Obstétrico é a unidade de atendimento ao parto normal e/ou cirúrgico de risco habitual e alto risco.

É um ambiente destinado a receber as gestantes e seus acompanhantes de forma humanizada, permitindo, sempre que possível, a evolução do trabalho de parto e parto da forma mais natural/fisiológica e segura possível.

A equipe do Centro Obstétrico do Hospital e Maternidade Santa Luiza contempla profissionais com competência e especialização, de acordo com a assistência necessária. Ela promove ações de melhoria assistencial e integralidade no cuidado com a mãe e bebê.

O trabalho é desenvolvido por uma equipe multidisciplinar em harmonia, para a prestação da assistência segura dentro dos preceitos éticos e de humanização.

Centro de aleitamento materno

Reconhecendo que a amamentação é um processo fisiológico e tendo em vista os benefícios para a mãe e para o bebê, a Maternidade Santa Luíza apoia a amamentação e incentiva o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida. Conta uma enfermeira obstetra especialista em amamentação que realiza atendimento individualizado para todas as clientes por meio de escuta ativa e qualificada.

A Sala de Ordenha é um serviço de apoio e incentivo ao aleitamento materno disponibilizado para as mães que estão com os seus bebês internados na UTI Neonatal e clientes externas que apresentem dificuldades em relação a amamentação pós alta. Nesta sala, as mães ordenham o leite em local controlado e adequado, e são acompanhadas por uma enfermeira especialista em amamentação. O leite é levado para o lactário, onde é preparado e oferecido para o bebê.